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Quer aumentar as vendas de semijoias da sua empresa? Esse e-commerce cresceu 151,39% usando as estratégias corretas

Case de Sucesso: entenda como a Use Miaa aumentou 151,39% das suas vendas apenas usando o Marketing Digital

Em outubro de 2019 a empresária Luana Moraes entrou em contato com a Agência Mango através daquele marketing que não falha: o famoso “boca a boca”, ou seja, por indicação. E na primeira conversa ela já deixou muito claro qual era seu objetivo: aumentar as vendas de semijoias da sua empresa, a Use Miaa.

Neste texto você vai conhecer um dos Cases de Sucesso mais famosos da Agência Mango, entender como a empresa aumentou 151,39% das suas vendas pelo canal email marketing e quais estratégias de Marketing Digital foram utilizadas para atender as necessidades da cliente.

Conheça a Use Miaa

A Use Miaa é um e-commerce de semijoias que foi idealizado e fundado pela Luana Moraes em 2017. O nome é uma homenagem à sua gatinha, Mia Colucci, que foi resgatada na mesma época. 

Ainda estudante de medicina veterinária, Luana decidiu vender prata 925 na faculdade, e pouco tempo depois, já estava comercializando o produto para todo mundo que conhecia! 

Em 2018, entrou definitivamente no mercado de semijoias e em 2019, com o crescimento da marca, abriu seu primeiro escritório na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Já em 2020 a empresa passou por mais uma mudança e adquiriu um novo sócio, Luan Moraes, irmão da atual proprietária.

A Use Miaa antes da Mango

Antes de procurar a Agência Mango, a Use Miaa não tinha nenhuma agência parceira para auxiliar na criação de suas campanhas mensais ou em campanhas genéricas, usadas pelo varejo para alavancar as vendas, como por exemplo:  Reveillon, Carnaval, Dia da Mulher, Dia das Mães, Natal, etc. 

Além disso, como mencionado anteriormente, a cliente contratou a Mango em outubro de 2019, ou seja, faltando apenas um mês para a Black Friday. Sendo assim, a Use Miaa não tinha nenhum planejamento para um dos momentos mais importantes do e-commerce no Brasil.

E foi assim que se iniciou essa parceria, com um grande desafio à frente: planejar algo concreto e urgente para a Black Friday, mesmo que nos 45 minutos do segundo tempo! 

Assista o vídeo abaixo e conheça as vantagens de contratar uma agência de Marketing Digital:

RD Station sem aproveitamento

A Use Miaa também tinha contratado recentemente a ferramenta de automação da Resultados Digitais, no entanto, por não conhecer todas as funcionalidades da plataforma, e também por não ter a ajuda de uma equipe especializada, a empresa não aproveitava as inúmeras oportunidades que a RD Station podia proporcionar. 

Sem o conhecimento técnico de um bom profissional, a cliente não usufruía de todas as vantagens e possibilidades pela qual estava pagando.

Estratégias voltadas apenas para anúncios pagos

Um canal de aquisição de clientes muito forte da marca era o seu perfil do Instagram e, por isso, mesmo ela focava quase exclusivamente em mídia paga. Assim, 80% dos acessos do seu site dependiam do Facebook Ads.

É claro que investir em anúncios pagos é uma ótima estratégia, e deve ser levada em consideração na hora de planejar as ações de Marketing Digital. Mas isso se torna um problema quando essa é a única forma de gerar leads

Um bom planejamento de e-commerce enxerga todas as opções existentes e busca atrair novos contatos, através de diferentes canais.

Resumindo: a marca tinha muitos seguidores, porém, uma base de contatos pequena. 

E quais estratégias foram adotadas na Black Friday 2019 para a Use Miaa?

Sabemos que é um grande feito para uma organização quando ela conquista um número expressivo de fãs e seguidores em suas redes sociais. E com certeza esse é um dos méritos da Use Miaa, que se dedicou para produzir bons conteúdos, publicando fotos e vídeos variados, com legendas que encantavam o público. 

No entanto, um seguidor é apenas um número, sendo quase impossível manter contato direto com ele. Para criar um relacionamento eficaz e manter uma comunicação assertiva, é essencial saber como esse seguidor se chama, qual o seu e-mail, seu telefone, sua idade, aquilo que ele mais gosta na sua marca, quais as afinidades que possui com os seus produtos etc. 

Enfim, identificar quem é a sua persona e agir para atender suas dores e necessidades.

E como estava muito em cima da hora, e faltava apenas um mês para a Black Friday, as estratégias adotadas precisavam ser pontuais e objetivas. Por isso, o time da Mango teve uma ideia que, imediatamente, foi colocada em prática: a criação de uma “Lista VIP”

Com o alto número de seguidores no perfil do Instagram (na época eram aproximadamente 200 mil), o objetivo com a Lista Vip era transformar essas pessoas anônimas em leads e, consequentemente, torná-las em clientes.

Sendo assim, foi desenvolvida uma landing page específica que ficou disponível entre os dias 22 a 28 de novembro de 2019. Quem preenchia essa LP teve acesso à uma página oculta no site, que liberava 30% de desconto para qualquer produto durante aquele período. 

Já para o grande dia da BF, 29 de novembro, quem também estava inscrito nessa LP teve direito aos 70% de desconto do site, que foi disponibilizado para todos os clientes, + 10% OFF. 

Ou seja, esse contato “exclusivo” liberou um total de 80% de desconto em qualquer produto da loja virtual no dia da BF. Uma legítima jogada de mestre que rendeu recorde de vendas!

Os resultados gerados para a Use Miaa

Como já foi citado, a Black Friday de 2019 foi a primeira campanha que a Agência Mango lançou para a Use Miaa. E mesmo em pouco tempo já bateu os recordes de tráfego e transações por e-mail da loja virtual. 

Como mostram os gráficos acima, com apenas um mês de diferença, e graças a estratégia da Lista VIP, foi possível perceber um aumento significativo no número de visitantes do site, um crescimento no leads e as vendas quase que dobraram. Tudo isso em apenas 30 dias!

E comparando somente o mês de novembro, com os últimos três meses de atuação da marca [agosto, setembro e outubro], o canal de e-mail cresceu 678% em transações e mais de 3.000% em receita.  Veja imagens abaixo:

E comparando somente o mês de novembro, com os últimos três meses de atuação da marca [agosto, setembro e outubro] o canal de e-mail cresceu:

3.000% em receita.

678% em transações.

Como já foi citado, a Black Friday de 2019 foi a primeira campanha que a Agência Mango lançou para a Use Miaa. E mesmo em pouco tempo já bateu os recordes de tráfego e transações por e-mail da loja virtual. 

Como mostram os gráficos acima, com apenas um mês de diferença, e graças a estratégia da Lista VIP, foi possível perceber um aumento significativo no número de visitantes do site, um crescimento no leads e as vendas quase que dobraram. Tudo isso em apenas 30 dias!

E comparando somente o mês de novembro, com os últimos três meses de atuação da marca [agosto, setembro e outubro], o canal de e-mail cresceu 678% em transações e mais de 3.000% em receita.  Veja imagens abaixo:

Precisa de ajuda para preparar a Black Friday?

Clique no botão abaixo e baixe agora mesmo a Cartilha da Black Friday que produzimos em parceria com a RD Station.

Estratégias de copywriting utilizadas

As estratégias de copywriting são essenciais na hora de chamar a atenção dos leads. Por isso, veja algumas opções que foram utilizadas na hora de criar o e-mail marketing deste cliente:

Senso de urgência:

Não tem como negar. As pessoas sempre valorizam mais alguma coisa quando estão prestes a perdê-la. O senso de urgência estimula o leitor a tomar uma decisão rápida que gere conversão imediata, por ser uma oportunidade única que ele não pode deixar passar.  A escassez e urgência nos textos foi explorada ao apostar em palavras como “contagem regressiva” ou “70% OFF só hoje”.

Reencaminhamento de e-mail

Utilizar uma estratégia de reencaminhado de e-mail (inserir o FWD no assunto do e-mail) é uma forma de pregar uma “pegadinha” nos leads mais distraídos. Quando alguém recebe um e-mail que foi reencaminhado, tem sensação de que está acessando um conteúdo de alguém conhecido e, principalmente, um conteúdo relevante, já que outra pessoa teve o cuidado de enviar para seus contatos.

Palavras em negrito

O negrito ajuda a atrair a atenção para algo específico. No caso da Use Miaa, seu uso foi feito com moderação, apenas em algumas palavras ou pequenas sentenças relevantes. Dessa forma a leitura se tornou mais agradável, melhorou a assimilação do usuário e o ajudou a encontrar as partes importantes dentro do texto.

Inserção de Call to Action (CTA)

Um email marketing sempre tem um objetivo final, seja para gerar mais leads ou vender. Sendo assim, é imprescindível que haja um CTA no corpo no texto. Ele pode ser um botão que leve para um link externo ou algo como “responda esse e-mail em caso de dúvidas”, “encaminhe esse e-mail caso seja interessante para outra pessoa”. Enfim, pode ser qualquer coisa que possa gerar uma ação do lead. 

No caso da Use Miaa, um dos CTA’s utilizado levava o usuário até o formulário da LP que concedia o direito para participar da Lista VIP.

Pandemia declarada pela OMS em março de 2020

Depois de alguns meses de trabalho intenso, com ótimos resultados, campanhas de Natal, Ano novo, Páscoa, Dia da Mulher e um fluxo alto de novos leads, no início de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado de pandemia mundial, ocasionada pelo avanço do novo coronavírus.

Esse foi um momento que trouxe muito medo para todos os empresários do Brasil e do mundo e, claro, não foi diferente para a Use Miaa. Afinal, era algo totalmente desconhecido, sem precedentes e que trouxe inúmeras incertezas, tanto para saúde, quanto para a economia. 

Além disso, a pergunta que não queria calar naquele momento era: “Como vender produtos e serviços não essenciais durante uma pandemia?” As pessoas estavam economizando, comprando o básico, afinal, ninguém podia sair de casa e deveria seguir à risca o isolamento social sugerido. 

A Luana se manteve firme com a agência e não abriu mão de investir no marketing da sua empresa. E essa foi, com certeza, uma das decisões mais acertadas que ela tomou naquela situação.

Diante do fato (e da crise), foi necessário mudar todo o escopo do cliente, fazer novas pesquisas de mercado e entender o que o público da Use Miaa queria nessa nova fase. 

Mesmo com tudo previamente planejado, a equipe de profissionais da Mango repensou toda a campanha referente ao mês de março, apresentou para o cliente e diante da aprovação, iniciou as mudanças. O trabalho foi dobrado sim, mas, refazer tudo isso, foi fundamental para se adequar à nova realidade. 

Foi necessário falar sobre covid-19

Com um problema tão grave abalando o planeta, as empresas não poderiam ignorar essa situação. Portanto, a abordagem dos temas foram alterados e os materiais produzidos se tornaram um pouco mais densos. Se antes os conteúdos eram direcionados para looks para sair com as “migas”, conquistar o “@” e ir para as festas, a nova realidade mudou para: cuidados pessoais, looks para home office e self care.

Por meio dos e-mails nós mostrávamos todos os cuidados que a empresa estava adotando com a sua equipe e com os produtos. Além disso, também foi reforçado ao público da Use Miaa sobre a necessidade dos cuidados pessoais e coletivos durante a pandemia. 

Exemplos de copys utilizadas:

  • Fique linda em casa com 20% OFF, miga! 💃💁‍♀️
  • Viva o seu momento, miga! 💞
  • Se arrume para a reunião online em 5 min, miga!

Investimento em campanhas promocionais

A incerteza econômica fez com que as estratégias também fossem alteradas e, por isso, houve um investimento em campanhas promocionais mais frequentes, afinal, a concorrência estava agindo e a Use Miaa também precisava de ações concretas.

Campanhas com cupons de desconto, frete grátis, brindes, etc, foram ativadas. E tudo isso foi feito e alinhado com o cliente, focando manter a margem de lucro e o ticket médio.

Exemplos de copys utilizadas:

  • Fique linda em casa com 20% OFF, miga! 💃💁‍♀️
  • Viva o seu momento, miga! 💞
  • Se arrume para a reunião online em 5 min, miga!

Oportunidades e datas comemorativas

A falta de contato físico não poderia deixar alguns dias especiais passarem em branco. E uma alternativa, também adotada durante a pandemia, foi encontrar novas oportunidades em datas comemorativas que não eram tão “óbvias” para o comércio, como: Dia do Trabalho e, até mesmo o aniversário da Luana, proprietária da marca, que desenvolveu uma Box Surpresa com itens selecionados por ela mesma!

Essas ocasiões foram uma ótima saída para aumentar as vendas online através de campanhas que estimulavam as trocas de presentes. Dessa forma, as pessoas eram lembradas, se sentiam amadas e poderiam presentear qualquer pessoa, em qualquer lugar do país.

Exemplos de copys utilizadas: 

  • Já garantiu o presente da sua mãe, miga? 🎁
  • No meu niver, o presente é seu, miga! 🎉🥳 
  • 15%OFF pra vc e a bff celebrarem o Dia da Amizade, miga 💕

Planejamento estratégico de datas comemorativas

Conheça as principais datas comemorativas para e-commerce e descubra ações práticas que vão te fazer lucrar muito em 2021!

Conteúdo e tendências

Ninguém gosta de uma pessoa que só fala de si mesma e isso também se aplica para as empresas. 

Por isso, a ideia para a Use Miaa, era trazer conteúdo relevante para o seu público, gerar relacionamento e ofertar informações que fossem tendências. Veja alguns exemplos de conteúdos que foram abordados:

  • Como saber o tamanho do anel dela; 
  • Dicas para usar mix de colares; 
  • Como limpar a jóia; 
  • Inspirações de make + acessórios; 
  • Como fazer o seu tie day; 
  • Guia de tamanho de colares; 
  • Dicas para manter o equilíbrio na quarentena, 

Exemplos de copys usadas:

  • Qual é o anel perfeito para você, miga?
  • Tendência comfy pra esquentar o inverno, miga ❄️
  • 3 dicas para arrasar no mix de colares!

Como aumentar as vendas de semijoias durante a pandemia?

A empresa faturou 34,6% a mais se comparado com a Black Friday de 2019!

Houve um crescimento de mais de 300% em sessões no site

o canal de e-mail cresceu mais de 4.000% em sessões

Como aumentar as vendas de semijoias durante a pandemia?

O mês de novembro de 2019, com a Black Friday, havia sido o mês de recorde de vendas da Use Miaa. Mas, em março de 2020, em meio a uma pandemia, a empresa faturou 34,6% a mais se comparado com a Black Friday de 2019!

Além disso, houve um crescimento de mais de 300% em sessões no site e o canal de e-mail cresceu mais de 4.000% em sessões, com a maior taxa de conversão pelo canal que a marca já viu.

Esses dados revelam que desde o primeiro contato da Use Miaa com a Agência Mango, os resultados foram positivos e assim se manteve. Se na BF 2019 os números já tinham surpreendido, o período entre março e julho, mesmo com pandemia, superou as expectativas e fez a empresa bater novos recordes e gerar mais receita.

*Período de março a julho [comparativo 2019/2020]
*Período de março a julho [comparativo 2019/2020]

De março até junho de 2020, comparado com os meses de novembro a fevereiro, a receita da Use Miaa subiu

Canal de e-mail marketing, 82,63%.

Sessões aumentaram 11%

As transações por este canal mais de 100%! 

Seja você também um Case de Sucesso na Mango

É por esses e outros resultados que o Case de Sucesso da Use Miaa é um dos favoritos na Agência Mango. Ele é a prova de que com as estratégias certas, e com as técnicas aplicadas corretamente, é possível vencer a crise, superar a concorrência e se destacar no mercado. E se você também deseja dar um upgrade no seu negócio e quer aumentar as vendas de semijoias da sua empresa, ou até mesmo de outros produtos e serviços, veja o PRESENTE ESPECIAL que preparamos! Preencha o formulário abaixo e ganhe uma CONSULTORIA GRÁTIS com a nossa CEO, Lyly Arraes. Serão alguns minutos que te ajudarão a encontrar soluções e estratégias de marketing para fazer os seus resultados decolarem como nunca!

Santo Congelado

Quais estratégias fizeram este e-commerce de Comida Saudável obter um aumento de 47,91% nas vendas, em apenas 5 meses?

DESCUBRA COMO A SANTO CONGELADO, E-COMMERCE DE COMIDAS FITS, CONSEGUIU AUMENTAR AS SUAS VENDAS EM 47,91% E SUA RECEITA EM 32,47% EM APENAS 5 MESES, APLICANDO ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL.
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Por meio do Inbound Marketing, a Agência Mango agregou estratégias de conteúdo que antes não existiam na Santo Congelado. Veja mais!

Case Santo Congelado. Santo Congelado nasceu em abril de 2014, na cidade de São Paulo, quando a nutricionista Gabriela Martinez decidiu empreender.

Formada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós- Graduada, Gabriela atendia muitos pacientes em consultório, fazia cardápios personalizados, porém não tinha o retorno esperado dos seus pacientes e nem a realização profissional que gostaria.

Muitos chegavam com a história: “Tenho a vida corrida e não há tempo para comprar tudo e preparar…”; “Em casa ninguém aceita comer essa comida e não consigo preparar dois tipos…”; “Moro sozinho e não sei cozinhar…” ; “Casei e eu e meu marido chegamos cansados em casa e pedimos um delivery, nada saudável…”

Foi aí que ela teve a ideia de vender comidas saudáveis para os seus pacientes. Começou então a produzir um “santo” congelado que estaria lá no freezer, prontinho, saudável, calculado e feito com amor para seus clientes. Apoiada pelos seus pais Rogério e Eliete, e seu namorado André, surgiu o “SANTO CONGELADO”.

O sucesso da Santo Congelado

O sucesso foi tanto que, em apenas 1 mês, ela já estava alugando um novo galpão para aumentar a sua produção e o seu cardápio. Depois de 7 meses, a nutricionista viu também a oportunidade de expandir o seu negócio para o mundo online.

No entanto, chegou um momento, em que a Gabriela percebeu que precisava dar um salto no seu negócio. Além disso, ela sentia falta de um relacionamento mais próximo com o seu cliente e uma divulgação mais consistente. Foi neste cenário que, em 2019, ela entrou em contato com a Agência Mango.

Em apenas 5 meses...

Crescimento de 26,17% de visitas no site

Aumento de 9,23% no ticket médio

De 0 > 11.370 novos leads para a base de relacionamento

“Primeiramente gostaria de falar que muitas empresas já tinham entrado em contato comigo, por email, ligações, mas nada que me fizesse parar e ouvir com calma, porque os emails são sempre parecidos e a abordagem também, para um serviço que sempre achei bem caro e uma decisão importante a ser tomada dentro da minha empresa.

Enfim, um dia conversando com o Galleger da Bis2Bis, ele me indicou vocês, e a Lyly (CEO e Founder da Agência Mango) entrou em contato comigo. A abordagem dela foi COMPLETAMENTE DIFERENTE, ela marcou um call comigo e ficou por 1 hora explicando TUDO, o que pra mim foi importantíssimo, porque não é a minha área e eu realmente precisava entender para investir.

Sem compromisso, ela se dedicou por horas ali…eu fechando ou não, ela dedicou o tempo dela. Após isso, eu abri o que era viável para mim e ela não mediu esforços para atender o que eu poderia pagar, dentro de um pacote que faria sentido para ambos e que pensando em resultados, seria positivo. Enfim, a Lyly me conquistou com o seu cuidado, atenção e carinho, sem compromisso.”

Gabriela Martinez - Nutricionista

Case Santo Congelado: novas formas de se relacionar e vender

Desde o momento em que a Gabi e a Santo Congelado chegaram na Agência Mango, iniciamos a nossa metodologia de Onboarding, que consiste em uma imersão no negócio do cliente e no mapeamento do público-alvo com profundidade.

Partindo desta análise, enxergamos uma oportunidade em alavancar os resultados da Santo Congelado, diversificando os canais de divulgação e criando campanhas integradas, com uma comunicação que o consumidor buscava.

Por meio do Inbound Marketing, agregamos também estratégias de conteúdo que antes não existiam na Santo Congelado.

Criamos landing pages com ofertas de materiais gratuitos para geração de leads e campanhas promocionais, aproveitando as datas comemorativas, e de branding, com foco nos benefícios do estilo de vida saudável.

Tudo isso nos ajudou a fortalecer os canais orgânicos e a criar novos canais de venda, tais como o e-mail marketing.

O impacto do e-mail marketing
nas vendas e receita

Atualmente, com o a popularização de novos meios de comunicação e redes sociais, como WhatsApp, Instagram e Facebook, muitas pessoas criaram a falsa ideia de que o e-mail não é uma estratégia que funciona.

No entanto, dia após dia, vemos o e-mail marketing se consolidando como uma canal que traz resultados, tanto em vendas, quanto em relacionamento com o cliente.

E com a Santo Congelado isso também aconteceu:

O impacto do e-mail marketing nas vendas e receita

Crescimento de 26,17% de visitas no site

Aumento de 9,23% no ticket médio

De 0 > 11.370 novos leads para a base de relacionamento

Além dos resultados já citados acima, um dos pedidos da Gabriela, era uma melhora na performance de mídia paga do Google Ads, estratégia que a Santo Congelado já aplicava antes.

Ao longo do período fizemos diversos tipos de anúncios para entender o que atraia o usuário da marca. Foram feitos anúncios de Google Shopping e Display. Com isso, alcançamos os seguintes resultados:

Os resultados de atrair o público certo no Google Ads

Aumento de 35% nos Cliques

Aumento de 52,62% na taxa de conversão

Aumento de 53,43% no Faturamento

Aumento de 30,02% no ROAS (retorno sobre o investimento nos anúncios)

Acreditamos que o crescimento é o resultado de uma parceria de sucesso e confiança entre a empresa e a agência. Por isso, hoje a Agência Mango ajuda a Santo Congelado a colher e sustentar o seu sucesso!

O que diz a cliente

Sem compromisso, ela se dedicou por horas ali…eu fechando ou não, ela dedicou o tempo dela. Após isso, eu abri o que era viável para mim e ela não mediu esforços para atender o que eu poderia pagar, dentro de um pacote que faria sentido para ambos e que pensando em resultados, seria positivo. Enfim, a Lyly me conquistou com o seu cuidado, atenção e carinho, sem compromisso.”

Com o Case Santo Congelado, sentimos que, mais uma vez, estamos cumprindo a nossa missão de provar que é possível ter uma agência parceira, que abraça os clientes com zelo e dedicação, alcançando resultados que fazem a diferença.

Não temos dúvidas de que o futuro reserva resultados ainda melhores, criando uma parceria cada dia mais duradoura e de sucesso.

Live no Instagram

Clique no vídeo abaixo e confira uma live realizada no Instagram da Mango com a participação especial da Gabriela Martinez!

Seja você também um Case de Sucesso na Mango

O Case Santo Congelado te inspirou e você também quer ser um Case de Sucesso aqui da Agência Mango? Nós podemos te ajudar a alcançar esses mesmos resultados no seu negócio! Clique no botão abaixo, preencha o nosso formulário e GANHE UMA CONSULTORIA com um dos nossos especialistas em Marketing Digital! Ele vai te explicar sobre como podemos aplicar as estratégias que vão alavancar suas vendas e seu faturamento!